Grande passo para o serviço de alta complexidade em cirurgia cardiovascular na cidade

O processo agora segue para Belo Horizonte, onde a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) analisará e decidirá sobre a homologação

Publicado em: 05/12/2019, 12:38
Compartilhe!

Dia 26 de novembro, na 117ª Reunião da CIRA Oeste (Comissão Intergestores Regional Ampliada Oeste), foi habilitada a primeira fase para a instalação do serviço de alta complexidade em cirurgia cardiovascular e procedimentos de cardiologia intervencionista do Hospital Manoel Gonçalves.

Para consolidar este momento o Conselho Curador do Hospital – Dra. Marilda França Chaves, Provedora, Antônio Fernando Guerra, Vice-Provedor, Francisco Eduardo Mourão, Secretário –  que tanto tem se dedicado para que este serviço se concretize, esteve presente no dia 02 de dezembro, na Superintendência Regional de Saúde em Divinópolis onde foi recebido pelo Superintendente Alan Rodrigo da Silva. Participaram em conjunto da reunião o Prefeito Neider Moreira, o Secretário de Saúde Fernando Meira e o Deputado Estadual Gustavo Mitre, todos com notável contribuição para que este projeto se torne realidade.

Na reunião foi discutida a importância deste momento não só para Itaúna, mas para toda a macrorregião, pois devido à alta demanda dos procedimentos há um déficit de resolução dos casos de urgência e emergência na região centro-oeste de minas, com muitos casos sendo enviados para Belo Horizonte.

O processo agora segue para Belo Horizonte, onde a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) analisará e decidirá sobre a homologação. O último passo será em Brasília, onde após aprovação do Ministério da Saúde, será publicada a portaria de habilitação do serviço e a liberação dotação orçamentária

A estrutura física, que receberá a instalação do serviço de hemodinâmica em Itaúna, será concretizada através da doação por parte da família Mendes Nogueira que investirá na expansão/construção de um novo bloco na Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira. Estrutura esta que abrigará, além da hemodinâmica, 32 novos leitos clínicos, incluindo 10 leitos de CTI, e também uma nova maternidade.

Hospital Manoel Gonçalves

Compartilhe!
Leia mais em Itaúna e Região
Siga-nos