Hemominas comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue

Publicado em: 14/06/2019, 13:13
Compartilhe!

Uma oportunidade para agradecer aos cerca de 350 mil candidatos à doação de sangue que a Hemominas recebe por ano, em todo o estado. Este o propósito da Fundação ao comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, nesta sexta-feira, com diversas atividades em suas unidades.

Para a presidente da Fundação, Júnia Cioffi, o Dia do Doador e o Dia do Paciente Hemominas, também comemorado em junho, no dia 24, se complementam:

“ Agradecemos ao doador pela grandeza que reveste o ato de doar, quando ele se predispõe a esse gesto tão significativo, fundamental à preservação da vida. Do outro lado, estão os pacientes mostrando à sociedade que existem pessoas que precisam de tratamento, com direito a serem enxergados pelo sistema de saúde. E o doador beneficia esses milhares de pacientes, em especial as crianças acometidas pela doença falciforme, atendidas pela Hemominas, e outros pacientes que são como nós, têm família, problemas, necessidades e que demandam essa atenção, cuidado e dignidade para terem melhor qualidade de vida”. 

Não custa lembrar que os tipos sanguíneos Rh Negativos existem em menor frequência na população e, por isso, são sempre o grande desafio para a manutenção do estoque adequado. O tipo sanguíneo O Negativo, conhecido popularmente como o “Doador Universal”, por ser compatível com todos os outros tipos sanguíneos e o mais utilizado nas emergências dos hospitais, é sempre o que traz mais preocupação para a manutenção do estoque. 

Programação

O Hemocentro de Belo Horizonte terá uma programação especial para os doadores durante todo o dia. Os candidatos à doação de sangue que comparecerem à unidade poderão assistir a apresentações de quadrilha, às 10h e às 15h.

Já o Hemonúcleo de Divinópolis receberá alunos da Escola Jean Piaget, às 8h30, que farão uma homenagem aos doadores. Representando todos os candidatos à doação de sangue, haverá a entrega de diplomas de Honra ao Mérito para um doador fidelizado há 31 anos e para outro que já efetuou mais de 60 doações de sangue na unidade. 

Por sua vez, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora realiza, neste sábado, 15/06, às 9h30, a V Caminhada Solidária. A ação será no Museu Mariano Procópio, localizado na Rua Mariano Procópio, 1100, Bairro Centro.

Homenagem

Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias características dos diversos tipos sanguíneos.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS Brasil , a campanha deste ano, cujo slogan é Sangue seguro para todos, “busca sensibilizar para a necessidade universal de sangue seguro na atenção à saúde e a função essencial das doações voluntárias para a consecução da meta de saúde universal”. A proposta é engajar mais pessoas em todo o mundo a se tornarem doadoras regulares, “o que constitui a pedra angular para criar uma base sólida e estabelecer um suprimento de sangue sustentável em nível nacional, que permita atender às necessidades de transfusão de todas e todos”.

Hemominas

Compartilhe!
Leia mais em Saúde
Siga-nos