SESC e Sindicomércio Itaúna divulgam resultados do MedSesc – Caminhão de Oftalmologia

480 pessoas foram atendidas com o projeto.

Publicado em: 18/12/2019, 12:52
Compartilhe!

O caminhão oftalmológico MedSesc realizou em Itaúna entre os dias 21/11 e 14/12 consultas para trabalhadores do comércio da cidade, bem como para a comunidade. A ação foi possível através de parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista de Itaúna (Sindicomércio), Prefeitura de Itaúna, ACE Itaúna, CDL Itaúna e Sicoob Centro-Oeste.

O MedSesc Oftalmologia permaneceu durante 27 dias em Itaúna, totalizando 480 atendimentos com exames e procedimentos, além de 881 atendimentos de orientações (Educação em Saúde). Das 480 consultas, 240 foram direcionadas para trabalhadores do comércio e as demais 240 para a população através da Secretaria Municipal de Saúde.

Foram realizados exames e procedimentos de tonometria computadorizada (para diagnóstico do glaucoma), exame de auto refração computadorizada (para aferição do grau), exame de refração (para confirmação de grau), exame de fundo de olho (avaliação da retina) e biomicroscopia (para identificação da catarata e outros processos inflamatórios).

Perfil dos pacientes

Foram atendidas 19 Crianças, 23 Adolescentes, 319 Adultos e 119 Idosos.

Dos 480 pacientes atendidos, 21 (4,4%) apresentaram visão sem alterações. Os demais pacientes foram diagnosticados com alguma alteração visual.

 

Seguem algumas características das principais doenças apresentadas:

  • Miopia – caracterizada pela dificuldade em enxergar objetos de longe;
  • Hipermetropia – dificuldade em enxergar objetos de perto;
  • Astigmatismo – os limites dos objetos são visualizados embaçados;
  • Presbiopia – dificuldade para focar objetos que estão perto (mais comum após os 40 anos de idade devido ao envelhecimento natural do olho);
  • Glaucoma – causado pelo aumento de pressão dentro do olho, que provoca dor intensa nos olhos, visão embaçada e vermelhidão;
  • Catarata – doença mais comum em idosos, causa sinais e sintomas como surgimento de uma película branca no olho, diminuição da visão e aumento de sensibilidade à luz;
  • Ceratocone – doença que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas.

Abaixo tabela de pacientes diagnosticados por doença:

DOENÇAPESSOAS DIAGNOSTICADAS POR DOENÇA
MIOPIA72
HIPERMETROPIA102
ASTIGMATISMO175
PRESBIOPIA219
GLAUCOMA19
CATARATA54
CERTAOCONE4
OUTROS208
EXAME NORMAL21

 

Fora 21 pacientes sem nenhuma alteração visual, que receberam apenas orientações.

Dos outros 459 pacientes com alterações visuais, tivemos:

  • 332 em que se identificou necessidade de utilização de lentes corretivas, por isso, receberam receituário de óculos;
  • 144 foram encaminhados ao serviço de saúde municipal para continuidade de tratamento. Desses, 49 pessoas também precisarão de lentes corretivas e 32 com alterações visuais não terão necessidade de tratamento.

Educação em Saúde

Também foram realizados procedimentos de Educação e Prevenção, onde ocorreram 881 atendimentos, com exame de Glicemia Capilar, que pode ser um indicativo de diabetes. O diabetes interfere diretamente na saúde da visão. No projeto, identificou-se que 51 pacientes têm Diabetes e 09 pacientes diagnosticados com Retinopatia Diabética. Todos receberam orientações, tendo em vista que a perda da visão causada pelo diabetes pode ser evitada com exame oftalmológico anual e maior controle do índice glicêmico.

 

CDL Itaúna

Compartilhe!
Leia mais em Itaúna e Região
Siga-nos